Nossas Linhas de Atuação

Histórico e Tipologia das Nossas Linhas de Atuação

A construção das linhas de atuação dos cursos de graduação bacharelado da Business School da Universidade Positivo (BSUP) ocorreu por meio de discussões entre as Coordenações de Curso, Núcleo Docentes Estruturantes e Professores que possuíam qualificações, produção e relacionamento com o mercado em determinada linhas.

Inicialmente foi realizada uma reunião em 12 de julho de 2019 na agenda quinzenal de coordenação da BSUP onde se propuseram aproximadamente 08 (oito) linhas de atuação para a Escola baseado na expertise e feeling dos docentes. Essas linhas de atuação, foram apresentadas e validadas posteriormente na reunião geral dos docentes da BSUP em 15 de julho de 2019, com um convite para cada docente se inserir em no máximo 02 linhas de atuação.

Na sequência, ocorreu uma apresentação para os alunos da BS das linhas de atuação na abertura da 1ª Positivo Business Week, no dia 05 de agosto de 2019. Este evento visou a integração da coordenação, docentes e alunos da escola, com oficinas e explicação das linhas de atuação com foco na representatividade docente/discente.

No dia 22 de agosto de 2019 a Pró-Reitoria Acadêmica da época realizou uma reunião onde a BSUP apresentou uma versão inicial das linhas de atuação. Foi recebido a orientação e alinhamentos como: construir linhas de atuação por cursos, distribuir a discussão das linhas de atuação entre os docentes, comparar as linhas de atuação com as Diretrizes do Ministério de Educação (DCN/MEC) bem como o benchmarking com outras instituições.

Em reuniões nos dias 23 e 30 de agosto, dividiu-se o trabalho entre os cursos para a construção das linhas de atuação, onde os Coordenadores de Curso realizaram um levantamento em: DCN, Portarias Regulamentares, áreas de divisões de conferências nacionais e internacionais dos cursos, estudos de especificidades dos conselhos reguladores, linhas de pesquisa do programa de mestrado e doutorado da Escola, e análises de programas excelentes no País, em cada curso.

Além disso, mapeou-se a produção docente e foi realizado comparações para consolidar as 15 linhas de atuação que atendem os 04 cursos de bacharelado da Escola. Os Cursos Superiores de Tecnologia (CST) estão integrados a cada linha específica da BSUP não necessariamente precisando de uma construção específica.

As linhas de atuação do Curso de Administração são: Estudos Organizacionais; Estratégia; Gestão de Pessoas; Finanças; Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo; Marketing; Operações e Logística. 

No curso de Ciências Contábeis as linhas de atuação são: Contabilidade Financeira, Contabilidade Gerencial e Controladoria.

No Curso de Ciências Econômicas as linhas de atuação são: Crescimento e Desenvolvimento Econômico; Economia Aplicada e Políticas Públicas; Economia, Mercados e Organizações. 

O Curso de Comércio Exterior possui as linhas de atuação: Estratégia e Internacionalização; Legislação Internacional.

Permeia as linhas de atuação, a área de concentração da Escola nos seus cursos sendo denominada a: Gestão para o Desenvolvimento Sustentável, alinhados as Diretrizes Institucionais da Universidade Positivo, visando a Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental como um framework estratégico para a BS.

Área de Concentração da BSUP

A área de Concentração da Business School está centrada na Gestão para o Desenvolvimento Sustentável (GDS) pois visa atingir os Objetivos da Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas e alinhada com as metas do Planejamento de Desenvolvimento Institucional da vigente Reitoria (2021).

A GDS utiliza os pilares econômicos, social e ambiental em suas linhas de atuação, por meio das disciplinas, conteúdos, produção científica-cultural, extensão e está alinhada ao futuro dos gestores globais, sejam eles formados em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou Comércio Exterior.

Linhas de Atuação - Curso: Administração

O Curso de Administração, em suas linhas de atuação possui um alinhamento com as Diretrizes Nacionais Curriculares (DCNs) do Curso na Resolução CNE/CES nº 5, de 14 de outubro de 2021 e com conteúdos programáticos na Portaria ENADE 438 de maio/2019. Além disso, possui as sub-áreas e divisões nos Congressos ENANGRAD, ENANPAD e Academy of Managment (AoM).

Na BSUP as linhas foram concatenadas com as diretrizes do Conselho Regional/Federal de Administração (CRA/CFA), e com as linhas de pesquisa do programa de pós-graduação em administração da Universidade Positivo (PPGA), e com programas de excelência (Capes 7) no contexto nacional, conforme demonstra o texto a seguir.

Sendo assim as linhas de atuação do Curso de Administração são: 


Linha de Atuação - Curso: Administração - EOR - Estudos Humanos e Organizacionais

A linha de atuação Estudos Organizacionais - EOR da Business School visa aprofundar estudos e modelos de análise da realidade organizacional, tendo como principal objeto de referência teórico-empírica as organizações, sejam elas de natureza privada, pública ou mesmo do Terceiro Setor. Historicamente, este campo de atuação é marcado por uma densa base teórica, constituída particularmente no campo das ciências sociais e da filosofia. Tendo como foco a gestão em sua dimensão intra e interorganizacional, considera tal atividade a partir dos processos sociais que condicionam o contexto organizacional, seja em sua dimensão micro, meso ou macrossocial. Para tanto, busca o aprimoramento conceitual e metodológico, com especial atenção para a análise qualitativa das organizações e da gestão.

A partir desta orientação, alguns temas e objetos de investigação se destacam: Comportamento Organizacional; Cultura, Contexto Simbólico e Organizações; Estudos Críticos; Identidade e Aprendizagem Organizacional; História das Organizações; Linguagem e Comunicação nas Organizações; Organizações e Instituições Sociais; Relações de Poder; Subjetividade e Organizações.

Um aspecto importante da linha de Estudos Organizacionais é sua preocupação com o impacto local de suas pesquisas e atividades extensionistas. Por isso, seus membros procuram promover atividades que reflitam o engajamento de atores locais, particularmente, aqueles que não detêm recursos para atuar de forma emancipada e autônoma. Na BSUP a Linha EOR está vinculada diretamente a linha de pesquisa do mestrado e doutorado: Organização e Mudança. 

Neste sentido as unidades curriculares vinculadas a essa linha são:

Linha de Atuação - Curso: Administração - ESO - Estratégia e Internacionalização

A linha de atuação Estratégia - ESO da Business School tem o objetivo de desenvolver pesquisas e disseminar conhecimento que contribuam para o entendimento teórico e prático e no cenário de negócios das organizações no Brasil e no mundo.

No atual contexto da educação do ensino superior brasileiro e mundial, na área de Estratégia, busca-se a formação técnica e humanística em prol da capacitação de um pesquisador para atuação nas esferas locais, regionais e/ou internacionais; tal trajetória acadêmica durante sua formação intelectual como profissional requer conscientização do seu próprio papel social na sociedade para transformá-la a partir de um desempenho científico robusto, responsável e atualizado. São abordados temas da estratégia processual e competitiva das organizações, com aplicação de metodologias específicas. Entre as abordagens, destacam-se a análise dos contextos, dos processos, das governanças, das estruturas e das práticas. Além disso, essa linha de pesquisa identifica e analisa oportunidades, motivadores e barreiras empresariais e de internacionalização nas perspectivas sociais, econômicas e financeiras, em seus diferentes níveis..

Consoante com essa perspectiva e conforme as necessidades permeadas nas diversas organizações, esta linha de atuação busca desenvolver pesquisas relativas a questões que transitem pelas temáticas destacadas a seguir: Capacidades Dinâmicas; Criação e Captura de Valor; Desempenho e Desenvolvimento Organizacional; Estratégia Competitiva e de Mercado; Gestão de Riscos Corporativos; Governança; Internacionalização de Organizações; Internacionalização no Ensino Superior; Localização; Modelo de Negócios; Perspectivas Processuais e de Práticas; Planejamento Estratégico: formulação e execução; Teoria das Organizações; Tomada de Decisão.

Portanto, trata-se de uma área de estudo ampla, inter-relacionada e aderente às especificidades do corpo docente e em consonância com as principais entidades nacionais e internacionais que discutem o campo da Estratégia, como a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), a Strategic Management Society (SMS) e a Academy of Management. Dessa forma, tal linha justifica-se pela necessidade de investigação e produção de conhecimento com relevância acerca das mudanças nos ambientes de competição e seus impactos para a tomada de decisão de gestores nas organizações.

Na BSUP a Linha ESO está vinculada diretamente a linha de pesquisa do mestrado e doutorado: Estratégia e Inovação. 

Neste sentido as unidades curriculares vinculadas a essa linha são:

Linha de Atuação - Curso: Administração - GPR - Gestão de Pessoas

A linha de atuação Gestão de Pessoas - GPR da Business School aborda temas contemporâneos relacionados ao fortalecimento do ser integral por meio do desenvolvimento de soft skills como autoconhecimento, autocontrole, empatia, motivação, resiliência, criatividade, tomada de decisão, negociação, pensamento crítico, comunicação e flexibilidade cognitiva. Acredita-se que o fator humano pode ser parte da limitação, mas ao mesmo tempo do potencial para alcançar e explorar culturas de alto desempenho e oportunidades de mudança. Em linhas gerais, objetiva-se fornecer um ponto de partida para ajudar as organizações no desenvolvimento dos seus recursos humanos e de sua gestão, cobrindo todo o ciclo de vida dos colaboradores.

Consoante com essa perspectiva, esta linha de atuação busca desenvolver pesquisas relativas ao capital humano das organizações e análise de indicadores quantitativos e qualitativos, assim como a questões que transitem pelas temáticas de:Avaliação de Desempenho e Feedback; Cidadania e Inclusão Social; Clima e Cultura nas Organizações; Folha de Pagamento, Demissões, Relações e Leis Trabalhistas; Desenvolvimento de Políticas Humanas; Gestão da Diversidade e de Gerações; Gestão por Competências; Liderança e Motivação; Planejamento e Organização de Cargos e Salários; Recrutamento e Seleção; Remuneração Fixa e Variável, Benefícios e Incentivos; Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho; Treinamento e Desenvolvimento Humano e Organizacional.

Com destaque para a abordagem de temas que transformem a organização em um sistema competitivo considerando os recursos internos e sua interação com o ambiente externo nas perspectivas econômica, política e jurídica. Refere-se também a criar evidências e dados quantitativos para a tomada de decisão. Portanto, a área de estudo é ampla, inter-relacionada e aderente às especificidades do corpo docente e do 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na condução de resultados de aprendizagem relevantes e eficazes assim como o desenvolvimento de hard e soft skills. Dessa forma, tal linha justifica-se pela necessidade de investigação e produção de conhecimento com relevância acerca da importância da gestão de pessoas para as organizações com tonificação comercial que fornece melhores condições para analisar e apoiar as demandas estratégicas atendendo às necessidades essenciais das organizações.

Na BSUP a Linha EOR está vinculada a linha de pesquisa do mestrado e doutorado: Organização e Mudança. 

Neste sentido as unidades curriculares vinculadas a essa linha são:

Linha de Atuação - Curso: Administração - FMQ - Finanças e Métodos Quantitativos

A linha de atuação Finanças e Métodos Quantitativos - FMQ da Business School é voltada para as decisões dos gestores financeiros em relação à tomada de decisão de investimento e de financiamento. Dessa maneira, os temas abordados na escola de negócios envolvem a interação dos agentes econômicos, seus instrumentos e modelos de avaliação. A linha está focada na compreensão dos cenários econômicos, nos seus desenvolvimentos e nas políticas que os cercam, além disso, esse assunto permeia a avaliação de ativos no mercado financeiro, as possibilidades de investimentos existentes e a participação dos agentes econômicos. Para que se compreenda a importância de cada decisão financeira, reuniram-se as temáticas que envolvem: Gestão Financeira; Mercado Financeiro; Matemática Financeira; Matemática Aplicada, Estatística, Gestão de Custos. 

Atualmente, a área de finanças não vislumbra seus estudos apenas em técnicas clássicas de gestão financeira; o mundo evoluiu, e o comportamento financeiro, também. No cenário atual existe uma busca por entender o comportamento dos atores financeiros para alargar o escopo de estudos na área. Dessa forma, a linhas se propõe em ampliar a sua linha de atuação em: Finanças Comportamentais, que envolve a economia comportamental direcionada à avaliação dos hábitos, das crenças e da vivência de seus agentes econômicos. Isso implica estudar as dimensões comportamentais das atividades econômicas e financeiras, além de modelar o processo decisório com base em vieses comportamentais. 

Além disso atua em Finanças Públicas: que expõe os aspectos econômicos das atividades governamentais, impactando diretamente na arrecadação e na aplicação dos recursos públicos. Sendo pertinente aprofundar os estudos na estrutura financeira sustentável da máquina pública. Também está analisando o Mercado Financeiro Digital: que expõe as tecnologias utilizadas no mercado financeiro, as novas modalidades de moedas e as transações financeiras digitais. Blockchain é vista como uma tecnologia disruptiva e que tem grande influência no mercado financeiro. Além disso, a disseminação das fintechs e das criptomoedas tem sido foco de pesquisa na área. 

Na BSUP a Linha FMQ está vinculada aos cursos de graduação em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. 

Neste sentido as unidades curriculares vinculadas a essa linha são:

Linha de Atuação - Curso: Administração - ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo

A linha de atuação Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo - ITE da Business School envolve estudos relacionados à gestão da inovação, às tecnologias da informação e da comunicação (TICs) e à criação e gestão de startups. O estudo da inovação envolve tópicos transversais em cultura e estratégias de inovação, transição sociotécnica, inovação para a sustentabilidade, ecoinovação, economia circular, relação universidade-empresa, inovação aberta, inovação frugal e social, projetos de inovação, ecossistema de inovação, criatividade e pesquisa e desenvolvimento (P&D). 


O estudo da tecnologia é focado na gestão. Neste sentido permeia os tópicos transversais de gestão em sistemas de informações, tecnologia da informação e comunicação (TICs), transformação digital, hardware, software, redes, big data, computação em nuvem, business intelligence (bi), ciência de dados, analytics, inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e smart cities. O estudo do empreendedorismo envolve temas transversais em perfil empreendedor, intraempreendedorismo, ecossistema empreendedor, lean startup e criação e gestão de startups em suas multimodalidades techs (clean, law, ed, agro, fin, ad). A linha de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo é organizada a partir dos seguintes temas: Eco Inovação; Empreendedorismo e Intraempreendedorismo; Gestão da Inovação; Gestão de Sistemas de Informação (GSI); Gestão de Startups Tecnológicas; Inovação e Sustentabilidade; Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); Teorias da Inovação.


Os temas da linha de ITE estão transversalmente alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ensino, pesquisa e extensão são ancorados a partir da fronteira do conhecimento em inovação, ou seja, da inovação para a sustentabilidade ambiental, social e econômica do Planeta.

Na BSUP a Linha ITE está vinculada a linha de pesquisa do mestrado e doutorado: Estratégia e Inovação. 

Neste sentido as unidades curriculares vinculadas a essa linha são:


Linha de Atuação - Curso: Administração - MKT - Marketing

A linha de atuação Marketing da Business School tem o foco de atuação direcionado ao Marketing Estratégico, o qual se materializa por meio de uma visão estratégica de mercado. Que consiste em entender: as variáveis estruturais da sociedade, em termos nacionais e internacionais - economia, política, cultura, demografia, tecnologia; a dinâmica do mercado em que as organizações atuam; o comportamento de consumo das pessoas que essas organizações buscam atender; e em especial, entender a tomada de decisão na definição de posicionamento e estratégias mercadológicas para concretizar a entrega de valor e aumentar a competitividade das organizações de diferentes portes e dos diversos segmentos econômicos, sejam organizações industriais, do agronegócio, de serviços, públicas e não-governamentais.


Nesta perspectiva, buscar-se-á desenvolver pesquisas e projetos de extensão, de forma consistente, sobre as seguintes temáticas: Análise de Mercado; Estudos de mercados; Estratégia de Marketing; Comportamento do Consumidor; Formas de consumo; Marketing de Relacionamento; Criação de Relacionamento; Gestão da Marca; Marketing Digital e Marketing de Serviços.  

Neste sentido as unidades curriculares vinculadas a essa linha são:


Linha de Atuação - Curso: Administração - OLS - Operações, Logística e Sustentabilidade

A linha de atuação Gestão de Operações, Logística e Sustentabilidade (OLS) da Business School engloba conteúdos que envolvem temas relacionados as operações de produção de bens e prestação de serviços, assim como a gestão de projetos envolvidos, a cadeia de suprimentos e gestão da demanda. Com a transformação econômica, brasileira e mundial, de um paradigma baseado em indústrias manufatureiras para outro, onde a prestação de serviços gera tanto ou mais riqueza, surge a necessidade de atualização das disciplinas de Produção e Logística que passam a estudar as Operações como um todo. 


As conteúdos dessa linha abordam temas relacionados à estratégia produtiva, ao planejamento da estrutura de produtos e processos, a implementação dos projetos, além do planejamento, execução e correção dos processos de compra, movimentação e distribuição física dos insumos necessários, bem como dos produtos acabados.  Tais processos requerem um gerenciamento adequado para que não incorra em desperdícios e custos desnecessários para a organização. 


Desta forma, procura-se capacitar o profissional para a tomada de decisões na área, de forma que atue de maneira mais competitiva e contribua para que a empresa consiga alcançar resultados cada vez melhores, sem se descuidar do tripé da sustentabilidade: Econômico, Ambiental e Social. Fazem parte dos temas trabalhados nesta linha: Cadeias Globais de Suprimentos; Capacidade de Produção e Balanceamento de Linhas de Produção; Ciclo de Vida do Produto; Custos Operacionais e Logísticos; Gestão da Qualidade; Gestão de Estoques e Materiais; Layout e Localização; Lean; Logística Reversa; Logística Internacional; Supply Chain Management; relacionados ao Desenvolvimento Sustentável; Economia Circular; ESG; Sustentabilidade e Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Neste sentido as unidades curriculares vinculadas a essa linha são:

Linha de Atuação Curso: Administração -  TPN - Trilhas Profissionais de Negócios

A linha de atuação Trilhas Profissionais de Negócios - TPN da Business School está voltada para a formação do profissional onde se podem escolher disciplinas voltadas para a sua formação. Elas foram desenvolvidas a partir da análise dos egressos do curso e visa que o estudante possa desenvolver sua carreira queira ele empreender, atuar numa grande multinacional, seguir carreira pública ou alguma linha de atuação mais específica. O estudante possui a flexibilidade de escolher as optativas semestralmente conforme a sua trilha profissional de formação. Além disso nessa linha os professores visam aplicar os conteúdos, desenvolver habilidades e atitudes com o objetivo de atingir níveis altos de competências nos últimos períodos de formação.


Neste sentido as unidades curriculares vinculadas a essa linha são: